(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eduardo Jorge defende incentivo à alimentação vegetariana

O candidato a presidente da República, Eduardo Jorge, assinou um termo de compromisso com a Sociedade Vegetariana Brasileira


postado em 22/08/2014 17:06 / atualizado em 22/08/2014 17:09

O candidato à Presidência da República Eduardo Jorge (PV) defendeu  nesta sexta-feira a promoção da alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável e sustentável para a população e a implementação de políticas de incentivo à alimentação vegetariana, caso seja eleito. Ele assinou um termo de compromisso com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

A carta sugere que sejam feitas campanhas educativas sobre os benefícios do vegetarianismo, estímulo à oferta de opções vegetarianas em estabelecimentos públicos e privados, implantação de benefícios fiscais e incentivo para o desenvolvimento, fabricação e comercialização de alimentos substitutos à carne, e alimentação vegetariana pelo menos um dia da semana nas escolas públicas, repartições públicas e estabelecimentos que oferecem refeições em órgãos públicos.

Eduardo Jorge disse que o PV já incorporou em seu programa de governo a ideia da alimentação vegetariana como forma de garantir a saúde dos brasileiros, o equilíbrio do meio ambiente e o respeito às outras espécies. “Não é uma posição impositiva, porque ninguém pode ser vegetariano por obrigação ou imposição de ninguém. Nossa ideia é dar o nosso exemplo pessoal. E essa transformação pode ser feita gradativamente”, disse o candidato, que é vegetariano há pelo menos 20 anos.

Além disso, a carta pede a eliminação do tratamento privilegiado às atividades pecuárias, incluindo frigoríficos, abatedouros, granjas, incubatórios e outros locais dedicados à reprodução, criação, manutenção, transporte, abate e processamento de animais. “Não devemos dar subsídios com dinheiro do povo, com impostos para estimular empresas que vivem da produção de carne, como faz o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”, disse o candidato.

O documento cobra a posição dos órgãos de saúde e nutrição reconhecendo a adoção da alimentação vegetariana como nutricionalmente completa e que contribui para a prevenção de doenças crônicas não infecciosas, como obesidade e diabetes. “É preciso esclarecer melhor a população de que a alimentação vegetariana é muito melhor e segura para o ser humano desde que seja feita de forma equilibrada”, ressaltou. De acordo com a SVB, a carta será distribuída a todos os candidatos à Presidência da República.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)