Durante lançamento de programa para o Nordeste, o candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, afirmou ontem, em Salvador, que “ninguém tem um time mais qualificado para transformar o Brasil” do que ele. Voltado para uma região em que todos os estados apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média brasileira (veja quadro), o programa Nordeste Forte tem foco na infraestrutura, investimento em educação, segurança e novas políticas de assistência social. O plano promete acelerar grandes obras, como a Transnordestina e a Ferrovia Oeste-Leste, e asfaltar 100% dos acessos às cidades da região. Também pretende dobrar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em quatro anos, promovendo a equidade do Nordeste com as demais regiões do país, e reduzir os índices de violência em 30%, além de combater a pobreza, especialmente no semiárido. Entre as ações nesse sentido, o tucano promete garantir uma renda mínima per capita de US$ 1,25 ao dia para as famílias nordestinas, de acordo com as Metas do Milênio.
Dividido em sete eixos e 45 ações, o programa prevê medidas para 100 microrregiões nordestinas – com até 20 cidades –, propondo projetos específicos para cada uma delas. O texto do Nordeste Forte garante ainda a manutenção de programas já existentes, com a perspectiva de dar um passo adiante. Entre eles está o Bolsa-Família, que o candidato promete “evoluir”, transformando-o em uma “política de Estado”. Com a proposta, o candidato enfatiza a continuidade de programas de transferência de renda.
O projeto de Aécio promete também levar o programa Saúde da Família para toda a população nordestina. O candidato tucano disse também que em seu governo terminará a transposição e a revitalização do Rio São Francisco. O plano Nordeste Forte ainda prevê implantar um programa de desenvolvimento decenal, articulado com todos os estados do Nordeste e com orçamentos aprovados pelo Congresso Nacional para recuperar a foz do Rio São Francisco e viabilizar projetos como o Baixio de Irecê, na Bahia, e a ligação entre as bacias do Paranaíba e do São Francisco. Aécio anunciou ainda que pretende implantar no Nordeste o programa Poupança Jovem Brasil, que deposita R$ 1 mil a cada ano no ensino médio por estudante.
lideranças A Bahia, quarto maior colégio eleitoral brasileiro, onde o programa foi lançado, foi um reduto da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula nas últimas eleições. Para o evento de ontem, Aécio convocou os principais líderes políticos tucanos nordestinos. Estiveram em Salvador Teotônio Vilela, governador de Alagoas, Cássio Cunha Lima, candidato ao Senado pela Paraíba, e Sílvio Mendes, candidato a vice-governador do Piauí. Depois do lançamento do programa, Aécio participou de um almoço com todos os coordenadores políticos de sua campanha na Região Nordeste.
Aécio se colocou como a opção segura de mudança no comando do Palácio do Planalto. Ninguém tem o time qualificado que nós temos. Temos um conjunto de projetos que são os melhores. É possível transformar o sonho em realidade, disse, numa referência à pouca experiência administrativa da concorrente.
Ao ser questionado sobre a candidata pessebista, ele disse que tem “um respeito enorme por Marina Silva”, mas afirmou estar convencido de que suas propostas “são melhores”. “Estaremos no segundo turno”, afirmou. (Com agências)
.