O texto publicado hoje diz que a área foi "de extrema importância durante os mandatos de Lula e Dilma". "Reduzimos em 79% o desmatamento na Amazônia, com uma fiscalização rigorosa e a oferta de alternativas econômicas sustentáveis às populações locais", diz.
Os recordes do Brasil em redução do desmatamento, de acordo com o texto, deram uma "extraordinária contribuição à luta contra o aquecimento global". O texto diz ainda que segundo a Union of Concerned Scientists - UCS (União dos Cientistas Preocupados, em português), organização não governamental especializada em florestas tropicais, agricultura e clima, o Brasil fez pelo planeta "mais do que qualquer outro país na Terra".
"Esquecida" pelo ex-presidente, a bandeira do combate ao desmatamento também é exaltada na biografia de Marina Silva, publicada em seu site oficial. Em sua página, Marina destaca sua passagem pela pasta e diz que "uma de suas conquistas foi o Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que contou com o esforço integrado de 14 ministérios".
"Graças ao projeto, o ritmo de desmatamento da Amazônia caiu 57% em apenas três anos, passando de 27 mil km? para 11 mil km? ao ano", destaca a ex-ministra, que reforça que sua passagem pela pasta a deu projeção internacional. "No final de 2007, o jornal britânico "The Guardian" incluiu a então ministra entre as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta", diz.
O site petista destaca também outro ponto que a ex-ministra costuma destacar em seu projeto de governo, de usar fontes alternativas de energia. "Investimos como nunca em fontes alternativas de energia e construímos, com impactos ambientais cada vez menores, as grandes hidrelétricas que o país precisa para continuar crescendo, gerando um número recorde de empregos e promovendo a ascensão social de milhões de brasileiros", diz o texto.
O "Brasil da Mudança" diz ainda que entre 2001 e 2011, a redução das emissões brasileiras, decorrente da queda recorde no desmatamento, chegou a 1 bilhão de toneladas de gás carbônico. "Somos líderes mundiais em redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE)", diz.
O site petista pretende lançar 24 capítulos com as principais bandeiras do governo petista. Duas semanas após seu lançamento o site postou um texto no qual exaltava o combate à corrupção na gestão petista, mas ignorava o escândalo do mensalão..