A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB), que concorrem à Presidência, farão campanha em Belo Horizonte neste sábado. As agendas dos partidos dos dois candidatos prevêem eventos públicos em duas das principais avenidas da Região Centro-Sul da capital. Os petistas pretendem dar um abraço simbólico na Contorno, em comemoração ao “Agita 13”. Já os tucanos vão percorrer a Afonso Pena, partindo da Praça do Papa. Para evitar que os militantes se encontrem, PT e PSDB firmaram um acordo para prevenir conflitos.
"Para evitar qualquer confusão, nós não vamos colocar ninguém na Afonso Pena com Contorno", afirmou Helvécio Magalhães, coordenador da campanha de Pimentel. "Orientamos toda nossa militância e a coordenação do evento, que é da campanha da Dilma, exatamente para isso. Vamos inclusive por gente vigiando para não ter ninguém nosso no local", completou, referindo-se à Praça Milton Campos, no cruzamento das duas avenidas.
Já o presidente do PSDB mineiro, deputado federal Marcus Pestana, salientou que o partido orientou os militantes a não passarem pela avenida do Contorno para evitarem provocações como forma de garantir que haja "uma festa bonita" e que "todo mundo tenha direito a sua manifestação democrática". "A radicalização do ambiente eleitoral, que é natural na reta final, não interrompe as boas relações pessoais que a gente tem e as práticas civilizadas que a gente quer. Não interessa a ninguém um conflito extra política. Dentro da boa tradição que Tancredo (Neves) nos ensinou, adversário não é inimigo e em Minas quem briga são as ideias, não as pessoas", concluiu.
A presença de Aécio na carreata está confirmada e ele terá ao seu lado os candidatos a governador Pimenta da Veiga (PSDB), a vice-governador Dinis Pinheiro (PP), e o senador Antonio Anastasia (PSDB). Já os assessores de Dilma estudam a possibilidade de a petista percorrer alguns pontos da Contorno, para cumprimentar os participantes junto dos candidatos a governador Fernando Pimentel (PT), a vice Antonio Andrade (PMDB) e a senador Josué Alencar (PMDB). Para as agendas, estão sendo convocados militantes, políticos, candidatos a deputado estadual e federal e filiados aos partidos aliados.
Com Agência Estado