As campanhas dos principais candidatos ao governo de Minas tiveram atividades na manhã deste domingo. O petista Fernando Pimentel se encontrou com ambientalistas de diversos grupos, e recebeu deles um documento com 13 diretrizes, entre elas a preservação dos biomas , sustentabilidade e participação popular. Em entrevista, Pimentel prometeu priorizar a questão ambiental e criticou o descaso do atual governo com o setor.
O petista falou que a Secretaria do Meio Ambiente não tem investido todos os recursos que arrecada nas políticas ambientais e a administração estadual não entregou diversas obras que prometeu, como a relacionada à despoluição do Rio das Velhas. Há 38 parques estaduais, dos quais apenas oito estão abertos para visitação pública. Os outros, sequer estruturados foram, não houve desapropriações, não houve demarcação de terreno, não houve vigilância, essa é uma questão que eu diria simbólica, mostra como foi tratado com descaso o assunto meio ambiente nestes 12 anos”, comentou.
Já a agenda da coligação “Todos por Minas” - encabeçada pelo PSDB -, foi marcada por uma caminhada que percorreu a Avenida João Pinheiro, entre as praças da Liberdade e Afonso Arinos. O ato foi puxado por Ana Paola da Veiga, esposa do candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSBB), e Adriana Pinheiro, casada com o vice na chapa, Dinis Pinheiro (PP). Segundo a organização do evento, cerca de 4 mil pessoas compareceram. Pimenta da Veiga tirou o dia para gravar programas para o horário gratuito de propaganda eleitoral.
Segundo a esposa de Pimenta, “essa é uma caminhada das mulheres que vão cuidar dos mineiros junto com os maridos”. Já a companheira de Dinis, o momento é para “somar e convocar os mineiros a acreditarem nessa família”.