O candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, apontou nesta segunda-feira que um dos eixos de seu programa de governo, que será lançado na semana que vem, será o tripé baseado em três verbos: inovar, incluir e melhorar. "Todas as políticas terão que atender a esses verbos". Segundo Pimentel, nos últimos 12 anos, não houve política de desenvolvimento econômico. “Nós continuamos com uma economia extremamente dependente do minério de ferro e de café. 50% do PIB mineiro é minério de ferro e café. Tem que reforçar isso. É preciso manter, porque é isso que sustenta a nossa economia, mas tem que dar um passo além”, disse, antes de participar da sabatina promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-MG).
Se for eleito, Pimentel disse que trabalhará a economia a partir de territórios de desenvolvimento, aliado com as pesquisas científicas feitas nas universidades.
O petista pretende diluir o peso da secretaria de fazenda com o fórum de discussão com entidades econômicas e fiscais. "Vamos ter que dividir as dificuldades". Mais uma vez, disse que o atual governo não soube aproveitar oportunidades oferecidas pelo governo federal.
O candidato ainda comentou sobre os ataques que vem sofrendo da campanha de seu principal adversário, o tucano Pimenta da Veiga. Pimentel disse que os ataques não o motivam à responder, mas que os excessos serão tratados na Justiça. “Eu não estou me motivando com nenhum tipo de orientação que já não é a que estou tendo, de apresentar uma campanha propositiva, madura, serena”, disse. .