O candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, disse nesta terça-feira que para evitar a judicialização da saúde “o caminho é estado e municípios atenderem aos casos antes da ordem judicial”. Para tanto, ele prometeu, se eleito, ampliar o programa Farmácia de Minas das atuais, segundo ele, 522 para um mil unidades. Pimenta esteve reunido na manhã de hoje com representantes dos conselhos de secretarias municipais de saúde do estado.
Clique aqui e confira o Game das Eleições
O fenômeno conhecido como judicialização da saúde acontece em todo o país e tornou-se uma resposta a omissão de políticas públicas para o setor. Governantes queixam-se, no entanto, de dificuldades para cumprir as decisões. o número de ações é tão grande que, em 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou resolução sugerindo aos tribunais estaduais a adoção de medidas para subsidiar os magistrados e profissionais do direito na solução de demandas envolvendo assistência à saúde
Plano de carreira
O candidato tucano também se comprometeu a criar um plano de a carreira para médicos. “Uma garantia para pequenos municípios que os médicos trabalharão com afinco”. Ele também aproveitou o encontro com representantes do conselhos de secretarias municipais de saúde para criticar o programa do governo federal Mais Médicos. “Eventuais médios estrangeiros que podem estra hoje aqui e amanhã em outro lugar.
Debate
Pimenta da Veiga também comentou qual a estratégia que para participar dos debates nesta reta final da campanha eleitoral. O tucano disse que usará o mesmo tom de outros embates com os adversários e apelou para houvesse “menos agressividade” na discussão entre os concorrentes ao palácio Tiradentes.
Na próxima terça-feira (23), a partir das 22h30, a TV Alterosa/SBT promoverá debate entre os candidatos ao governo de Minas.
Agenda
Pimenta da Veiga cumpre agenda de campnha nesta terça-feira também em Sete Lagoas (12h) , Curvelo (13h30) e Divinópolis (15h30) , paertticipando de carreats e caminhada nesta cidade.