A última a se valer da força dos famosos foi a candidata do PSB, Marina Silva. Na quarta-feira à noite, a campanha promoveu o encontro “Mais cultura com Marina”, com representantes do setor, como Marcos Palmeira, Marco Nanini e Victor Fasano. O cantor Gilberto Gil, ministro da Cultura durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estava no encontro e cantou uma música que fez para a campanha de Marina e que será usada na propaganda eleitoral. “Marina, vou eu, votar na Marina, Marina / Marina, vou eu, sonhar que a Marina vai chegar / Vai chegar para tomar conta da gente, e a gente vai cantar / Com a bênção de Jesus Nazaré e o axé de um Oxalá / Com a fé de todo povo, a razão de todo ateu”, diz trecho da música.
Quem também usa do mesmo artifício é o tucano Aécio Neves. Com o nome “Veja quem está com Aécio”, famosos se revezam em um vídeo para tentar convencer o internauta a votar no senador e ex-governador de Minas Gerais, entre eles, o cantor Fagner. No final de agosto, Aécio Neves ainda recebeu manifestações de apoio de artistas e ex-atletas durante o jogo “Futebol entre amigos”. Alguns deles, como o casal de atores Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, foram assistir à partida, que terminou com a vitória do time do tucano. Dois meses antes, um jantar em homenagem a Aécio reuniu 40 famosos na casa dos apresentadores Luciano Huck e Angélica.
Propostas
Em relação às propostas para o setor, o tucano Aécio Neves propõe aprimorar a Lei Rouanet para impedir “desvios de finalidade”, revisar o Vale Cultura, incrementar e simplificar o Fundo Setorial do Audiovisual para que os recursos cheguem aos produtores de cinema de forma mais rápida e mais simples e criar um programa de circulação de espetáculos de teatro, dança, música e circo pelo país, aprimorar a Lei de Direitos Autorais e institucionalizar o Plano Nacional do Livro e Leitura.
Em meio aos artistas, a presidente Dilma se comprometeu a usar a cultura para promover a educação e fortalecer a economia. “A cultura faz parte da nossa projeção de nação. Vamos colocá-la dentro da nossa estratégia de crescimento econômico”, destacou a candidata, que ressaltou a importância da arte que vem das periferias. A petista disse ainda que poderão ser destinados recursos do pré-sal para projetos que unam cultura e educação. Ela lembrou que há hoje dois programas que incentivam o setor no governo: o Brasil de Todas as Telas – lançado este ano para estimular a produção de conteúdos nacional de audiovisual – e subsídios a projetos nacionais pelo BNDES. Caso seja reeleita, ela prometeu adotar medidas para a acelerar a implantação do Vale Cultura.
Já Marina Silva propõe um método colaborativo na indicação de soluções para o setor. “Investir em meio ambiente e cultura não é custeio, é investimento. Nosso plano de governo foi feito de forma colaborativa por cerca de 6 mil pessoas, em cinco seminários regionais e vários seminários temáticos”, alega Marina. No programa de governo há promessas como aumentar o orçamento do Ministério da Cultura, aprovar novas leis de compensação por danos ao patrimônio cultural e assegurar a “total liberdade de expressão e criação artística, sem censura ou critérios de valor”.