Baixo crescimento, alta da inflação e mudança na condução da política macroeconômica estão entre os temas que serão debatidos nesta quinta-feira, 25, no quinto hangout realizado pelo site da campanha eleitoral do presidenciável tucano Aécio Neves, o Conversa com Brasileiros (www.conversacombrasileiros.com.br). Os temas econômicos serão discutidos em uma hora de conversa, reunindo o principal colaborador econômico de Aécio, Armínio Fraga, ex-presidente do BC da gestão de Fernando Henrique Cardoso, e os economistas Marcos Lisboa, ex-secretário de política econômica, Mansueto Almeida e o professor da FGV Samuel Pessoa.
Fator previdenciário
O candidato passou a tarde em Caxias do Sul (RS) para mobilização junto a candidata ao governo gaúcho, Ana Amélia Lemos (PP). Questionado sobre o fator previdenciário, o tucano afirmou que acertou compromisso com as forças sindicais. "Vamos negociar olho no olho com as centrais sindicais e tirar esse peso das costas de milhões de brasileiros", disse.
Questionado por jornal O Estado de S. Paulo se irá defender a proposta do deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), projeto 85/95, que modifica o fator, Aécio não confirmou. "Essa é uma das alternativas, mas não me interessa quem é o autor da proposta. Vamos buscar uma alternativa que possa substituir o fator previdenciário, esse é o compromisso!", disse. O deputado Pepe é ex-prefeito de Caxias do Sul.
Sobre a presidente Dilma Rousseff liderar as pesquisas, o candidato disse que é 'incrível', já que acumula denúncias de corrupção no governo. "Uma hora isso vai deixar de acontecer. É uma vergonha o que está acontecendo no Brasil. O País merece um governo mais ético e mais eficiente", destacou.
O candidato atendeu a imprensa no saguão do aeroporto Hugo Cantergiani, participou de uma caminhada da praça central até o Largo São Pelegrino e, após, seguiu para Blumenau (SC).