A motivação seria o fato de, horas antes da operação, o secretário ter aparecido em blogs e no programa eleitoral de Dino dando apoio ao candidato. "Coincidência ou não, na madrugada dessa quinta-feira, 25, em Imperatriz, uma ação truculenta da polícia federal, foi desencadeada contra mim e contra o deputado Gastão Vieira (candidato ao Senado na coligação)", afirmou ele.
Durante o programa, Lobão Filho disse ainda que Paulo Abrão, "na condição forma de secretário", jamais poderia aparecer dando apoio a Flávio Dino. "É proibido por lei", completou. Um advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consultado sob a condição do anonimato pelo Broadcast Político, disse que não há qualquer impedimento legal do secretário apoiar quem quer que seja. "Qualquer autoridade pública, como cidadão, pode manifestar seu apoio", destacou.
O horário eleitoral do candidato do PMDB reprisou uma reportagem veiculada na noite de quinta no Jornal da Globo que detalhou a operação da PF e a reação da cúpula do PMDB. Em seguida, após passar no vídeo uma série de reportagens sobre a ação, entre elas do Estado, um narrador sentencia: "A ação foi vista na imprensa do Brasil como fora de propósito."
O programa narra ainda o fato de que o pai, um irmão e uma irmã do delegado da PF responsável pela ação, Paulo de Tarso Cruz Viana Junior, apoiarem a candidatura de Flávio Dino.
No programa, Lobão Filho disse ser "um homem sério" e sabe que a Polícia Federal "também é uma instituição séria". "Não pode ser utilizada em favor de uma candidatura.
O candidato afirmou ainda que seu partido, por meio do vice-presidente da República, Michel Temer, mostrou a sua indignação e a presidente Dilma Rousseff foi "igualmente informada".
Em segundo lugar nas pesquisas, Lobão Filho termina seu programa dizendo ir às urnas "com muita serenidade" porque tem a consciência de ter apresentado as melhores propostas e que todas elas vão ser prontamente executadas por ele saber como fazer. "E eu conto ainda com o apoio da presidente Dilma e do ex-presidente Lula. Por tudo isso, espero merecer a sua confiança e o seu voto. Pra frente, Maranhão!", encerra..