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Estado de Minas

Aécio e Marina brigam por uma vaga no 2º turno das eleições de 2014

Aécio e Marina travam disputa à parte pelo voto do eleitor que se decide em cima da hora


postado em 02/10/2014 00:12 / atualizado em 02/10/2014 08:06

Brasília – Na corrida contra o tempo para consolidar a arrancada final e chegar ao segundo turno, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, aposta em um conjunto de estratégias para ultrapassar Marina Silva (PSB). A ex-senadora, segunda colocada, de acordo com as pesquisas, está em curva descendente, após se tornar alvo preferencial do tucano e da presidente Dilma Rousseff (PT). Além das iniciativas da campanha, como a priorização da Região Sudeste e a manutenção dos ataques às rivais, Aécio se agarra à avaliação de especialistas de que na última semana  o eleitor está mais atento à disputa.


Já o comando de campanha da socialista ampara-se em pesquisas internas que apontam o estancamento da queda de Marina na corrida eleitoral. Com isso, os marineiros apostam que é ela, e não Aécio, que seguirá para uma nova disputa contra Dilma Rousseff. Para isso, contudo, a campanha do PSB precisa descobrir como se defender dos ataques de Dilma, coisa que não soube fazer até o momento.


Segundo o coordenador-geral da campanha de Marina, Walter Feldmann, “o PT está mantendo uma lógica cínica e mentirosa para desconstruir a candidata mais consistente para derrubar Dilma Rousseff”. Um dos coordenadores da campanha de Marina, deputado Márcio França (PSB-SP), afirma que, nas pesquisas feitas pelo PSB, está consolidada a vantagem de seis pontos percentuais da ex-senadora sobre Aécio, o que, em termos numéricos, significa 6,5 milhões de votos. “Para nós, não há o que discutir. O que precisamos, agora, é planejar o segundo turno”, provocou.


Embora sem campanha nas ruas hoje, o dia é considerado decisivo por aliados de Aécio. O último debate – à noite, na TV Globo –, é historicamente o que atrai a maior audiência. Além disso, também hoje, será exibido o último programa do horário gratuito. Nos dois, o tucano reforçará a estratégia considerada bem-sucedida por sua equipe de atacar a gestão petista – explorando as denúncias de corrupção – e de associar Marina ao PT. Contra a ex-senadora, Aécio repetirá ainda que, ao mudar de ideia sobre alguns assuntos durante a campanha, como ao retirar o apoio a propostas para a comunidade LGBT, ela não representa uma mudança segura para quem se cansou do governo petista.


Nas ruas hoje, Aécio espera a atuação da militância do PSDB, que, para a campanha tucana, voltou a se entusiasmar com a corrida presidencial. “Nos últimos dias, a campanha pegou fogo. E nós vamos para o segundo turno, pois temos a candidatura que está crescendo”, diz o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), candidato a vice. A outra estratégia é manter o foco no Sudeste. Aécio voltará a Minas no sábado e fará caminhada em cinco cidades da Grande Belo Horizonte.


De acordo com o Datafolha, ele está em terceiro lugar nas regiões metropolitanas do país, com 18% das intenções de voto. O percentual ainda está dois pontos atrás do que tinha antes da entrada de Marina na disputa. Como ele conseguiu recuperar o mesmo percentual, ou maiores, em outros grupos, a campanha acredita que há margem para crescimento. Ao investir em Minas, Aécio tenta ainda recuperar votos que perdeu no estado. De acordo com o Datafolha, em pesquisa feita em 29 e 30 de setembro, a presidente tem 40% das intenções de voto; Marina, 25%; e o tucano, 20%.


Para Paulo Calmon, professor do Instituto de Ciência Política da UnB, “o processo de formação da decisão do eleitor” varia ao longo dos três meses de campanha e a última semana é decisiva. Para ele, a queda de Marina ocorreu por uma série de fatores. “Parte do eleitorado foi impactado pelos ataques do PT e PSDB. Outra decidiu votar em Marina depois da morte de Eduardo Campos, mas acabou mudando de ideia ao conhecer as propostas dela.”


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