Na véspera do dia da votação, três novas pesquisas esquentam o clima entre as principais candidaturas que concorrem à Presidência da República. Com exceção da campanha à reeleição de Dilma Rousseff (PT), que se mantém na liderança com média de sete pontos percentuais à frente dos concorrentes, a briga pelo segundo lugar segue ponto a ponto. Faltando poucas horas para a abertura das urnas, o senador Aécio Neves (PSDB) passou numericamente a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva(PSB) nos três levantamentos e os dois seguem empatados dentro da margem de erro.
Leia Mais
Aécio ultrapassa Marina e vai para o segundo turno, diz pesquisaAécio Neves faz campanha na Região Metropolitana; sigaJá Marina Silva vem perdendo fôlego há mais tempo. Nas primeiras pesquisas de intenção de voto do mês de setembro, a ex-ministra aparecia tecnicamente empatada com a presidente Dilma, mas sua candidatura veio perdendo apoiadores. Nos levantamentos do Ibope, Datafolha e CNT/MDA divulgados neste sábado, Marina já aparece numericamente abaixo do tucano. A presidente Dilma Rousseff vem se mantendo na liderança e tem ampliado o número de eleitores que pretendem votar nela.
Campanhas no twitter
Os principais candidatos à Presidência da República utilizaram as redes sociais para fazer seus últimos apelos aos eleitores na véspera do primeiro turno. Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) citaram notícias do dia e reforçaram o discurso de campanha.
Antes de chegar para uma caminhada em Porto Alegre, Dilma escreveu no Twitter. "Hoje somos mais fortes e ninguém pode nos impedir de ir ainda mais longe. Afinal, não foi para isso que mudamos o Brasil?", disse no microblog. "Para ter sonhos ainda maiores, para ter planos ainda melhores, para seguir mudando hoje, amanhã e sempre", completou.
Aécio aproveitou para falar sobre os indicadores da pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado, 4, que mostra que o candidato do PSDB ultrapassou Marina Silva nas intenções de voto para o primeiro turno. "Hoje é um dia extremamente marcante para a política brasileira", escreveu o tucano ao lembrar a proximidade das eleições. "A minha palavra é de imensa gratidão a todos os brasileiros, a todas as brasileiras", completou.
Já o perfil de Marina no Twitter apresentou diferentes imagens, entre as quais uma com os filhos do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, falecido em acidente de avião durante campanha à Presidência. Com outras duas imagens, Marina associou sua candidatura à insatisfação popular demonstrada em manifestações de rua no ano passado. "Quem lembra dos protestos? Amanhã Vai Ser Maior", escreveu a candidata do PSB.
Com Agência Estado