O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado, 4, acreditar que muita coisa vai acontecer na política a partir da eleição de 2014. "Estou otimista com a eleição. Acho que o resultado dessa eleição será significante para a consolidação da democracia neste País. E, a partir dessa eleição, vamos começar a discutir a reforma política", disse Lula.
O ex-presidente disse que nesta campanha "todo o mundo aprendeu uma lição". "Os políticos, a imprensa, os donos dos meios de comunicação, os empresários e a sociedade como um todo", afirmou. Segundo ele, o Congresso Nacional que será eleito amanhã "é a cara da consciência política da sociedade brasileira".
Lula, que durante as últimas semanas de campanha, tem "ensinado" a população a votar, explicando a ordem que aparecerá na urna, ressaltou a importância de votos mais conscientes. "É importante que cada um guarde seu deputado, estadual ou federal, em quem votou, para que ele lembre, quando falarem da política, qual foi o voto que deu", disse. "Quando quiser criticar, tem que lembrar do voto que deu. Porque se não participou, não tem nem direito de reclamar."
"Digo sempre que a melhor forma de a gente melhorar a política é fazendo política. Sem a política a gente não vai a lugar nenhum", completou Lula.