Jornal Estado de Minas

Em domingo de eleições, BH amanhece coberta de santinhos

Material de campanha cobre ruas e avenidas em diferentes pontos da capital

Cristiane Silva Paula Takahashi

Santinhos foram despejados na porta do Colégio Sagrado Coração de Jesus - Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press

A sujeira já tomou conta das ruas e avenidas de Belo Horizonte neste domingo, primeiro turno das eleições 2014. Durante a madrugada, milhares de santinhos foram despejados em várias partes da cidade, principalmente nas portas das escolas onde a população vai votar.

Na Escola Estadual Leopoldo de Miranda, no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, funcionários da Justiça Eleitoral tiveram que varrer e recolher a grande quantidade de papel na entrada, para evitar que as pessoas escorregassem. A escola é o local de votação do candidato do PM ao governo de Minas, Fernando Pimentel.


Veja a galeria de fotos da sujeira em BH

A boca de urna é proibida pela Justiça Eleitoral. O eleitor pode comparecer ao local de votação usando camiseta, boné, broche ou bandeira de apoio ao seu candidato, mas não pode tentar convencer outras pessoas a votar no seu candidato e não em outro. A distribuição de “colas” para outras pessoas nas filas e nas ruas também é proibida.  Segundo a Polícia Militar (PM), até o momento não há registro de pessoas detidas por crimes eleitorais em Belo Horizonte.

Funcionários da Justiça Eleitoral limpam entrada de escola no Bairro Santo Antônio - Foto: Sidney Lopes/EM/DA Press

As sessões eleitorais abrem às 8h. Em Minas Gerais, são mais de 10 mil locais de votação, 436 deles em Belo Horizonte. Veja mais números das eleições no estado:

Minas Gerais

351 zonas eleitorais
10.078 locais de votação
45.762 seções eleitorais
15.236.577 eleitores no primeiro turno
6.933 eleitores cadastrados para voto em trânsito

Belo Horizonte

18 zonas eleitorais
436 locais de votação
4.462 seções eleitorais
1.909.031 eleitores no primeiro turno