Jornal Estado de Minas

Minas Gerais já tem 40 presos por crimes eleitorais neste domingo

Cristiane Silva Paula Takahashi
Subiu para 40 o número de pessoas detidas por crimes eleitorais neste domingo em Minas Gerais. Os números foram divulgados às 11h30 pela Justiça Eleitoral. Ao todo, foram 126 ocorrências de casos de boca de urna, transporte irregular de eleitores, entre outros.
Veja a galeria de fotos das eleições em BH

A apuração da Justiça Eleitoral acontece paralelamente à da Polícia Militar (PM), que já registra 24 prisões, sendo 15 em Ipatinga, no Vale do Aço, por crimes diversos, como boca de urna – que é quando a pessoa aborda o eleitor para entregar material de campanha e fazer propaganda para o candidato -, e propaganda irregular – colocação de cavaletes ou cartazes no dia da eleição.

Os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) são compostos de diversas fontes, como a Polícia Civil e cartórios eleitorais.

Até o momento, 89 urnas foram substituídas no estado, 26 em Belo Horizonte. Na última eleição presidencial, em 2010, foram substituídas 240 urnas no primeiro turno (0,54%), sendo 32 delas em Belo Horizonte. Em 2012, nas eleições municipais, foram 158 em Minas (0,31%), 29 em Belo Horizonte (0,61%).

“Até o momento, as eleições transcorrem dentro do esperado, com pequeno número de ocorrências e poucas substituições de urnas. Está dentro da absoluta normalidade”, afirma o diretor do foro eleitoral de Belo Horizonte, Carlos Henrique Braga.