Leia Mais
Dilma se reúne com Mantega e coordenadores de campanhaMantega critica propostas de presidenciáveis da oposiçãoFMI: Venezuela deve encerrar 2016 com 720% de inflação e queda de 8% no PIBMantega: regras continuarão a ser seguidasMantega não vê 'fantasmas' que Dilma possa deixarO ministro destacou que a revisão pelo FMI da previsão de crescimento da economia mundial se deve a uma frustração nas próprias estimativas do organismo. "A economia vem crescendo menos que o projetado pelo próprio fundo. O fundo contava com uma recuperação das economias avançadas e um desempenho melhor dos emergentes. E nada disso aconteceu", afirmou.
Mantega disse que Estados Unidos e Reino Unido estão um pouco melhores, mas que os demais frustraram as expectativas, como a União Europeia e o Japão, que não estão crescendo. "O Fundo diz que o primeiro semestre foi desapontador em termos de crescimento e vale para os países avançados. E em função disso, o FMI fez sua revisão", disse Mantega.
Ele lembrou que o FMI reduziu para 3,3% a previsão de expansão do PIB esse ano para a economia mundial e para 3,9%, em 2015. "Há uma frustração da economia mundial", disse.