A primeira pesquisa de intenção de votos divulgada após o fim do primeiro turno mostra o senador Aécio Neves (PSDB) na frente com 54% das intenções de voto. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) alcançou 46% da preferência do eleitorado. Os números são de votos válidos. Foram entrevistados 2.080 eleitores entre segunda e está quarta-feira em 19 estados e 152 municípios. A margem de erro do levantamento, feito pelo Instituto Paraná de pesquisas, é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Levando em consideração o número dos que não sabem ou não responderam – que soma 10% -, Aécio teria 49% das intenções de voto e Dilma 41%. O grau de confiança da pesquisa é de 95% . O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR 01065/2014.
Rejeição
A rejeição à candidata petista (41%) foi maior do que a registrada para Aécio Neves (32%). Outros 16% dos consultados disseram não rejeitar nenhum dos candidatos, e 8% não souberam ou não quiseram responder.
Dima tem a maioria do eleitorado, ainda segundo a pesquisa, entre as pessoas que têm até o ensino fundamental completo. Ainda assim, com uma margem muito pequena sobre Aécio (46% a 45%). Já entre os eleitores com ensino superior completo, Aécio vence a petista com uma vantagem considerável(55% a 34%). O tucano tem ainda a preferência das mulheres (50% contra 40% de Dilma) e também entre os homens (47% a 43%).