Leia Mais
Marina Silva declara apoio a Aécio Neves no segundo turnoApoio de Marina a Aécio inclui participação na campanha do tucanoApoio de Marina a Aécio é novidade no cenário políticoAécio e Marina preparam encontro para a TVTSE nega pedido para retirada do blog 'Aécio de Verdade'Aécio: pesquisas detectaram sentimento de mudançaAécio: Não pensei em qual vai ser a relação com o PMDB"O que houve foi a tentativa de diminuir o custo político potencial negativo do apoio dela ao PSDB, sobretudo sob a retórica da nova política defendida por Marina que apontaria para uma neutralidade", disse. "Ela (Marina) tenta sinalizar que o apoio tem base programática e ainda reduzir esse custo político", completou.
Cortez avaliou ainda que, apesar de o efeito eleitoral ser pequeno para Aécio após o apoio, já que a maioria do eleitorado de Marina já tinha feito a escolha durante a semana seguinte ao primeiro turno, a campanha do tucano ainda pode se beneficiar com o apoio da ex-candidata.
"A decisão da Marina pode ser favorável porque prolonga agenda positiva ao candidato do PSDB e dificulta a campanha de Dilma", afirmou. "Ganha a eleição quem coloca a agenda favorável à campanha", concluiu.