Aécio teve em Minas 5,4 milhões de votos, ou 47,59% dos votos. O resultado mais próximo ao do senador no estado foi registrado por José Serra (PSDB-SP) em 2010. Hoje senador eleito pelo seu estado, o tucano teve 4,4 milhões de votos, ou 41,6% do total válido. Em ambas as eleições os candidatos do partido foram derrotados por Dilma Rousseff (PT) no estado, com 5,9 milhões (52,41%) e 6,2 milhões (58,4%) dos votos válidos, respectivamente.
A vitória mais expressiva do PT em Minas Gerais ocorreu em 2002, na primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.
O vice -presidente do PSDB no estado, deputado federal Domingos Sávio, afirma que o PT só venceu no estado porque usa o Bolsa-Família, em regiões pobres de Minas para conquistar votos. “É o uso da máquina pública”, diz. O tucano, no entanto, afirma ainda que ao longo dos últimos anos o PT e movimentos sindicais conseguiram “desconstruir” a imagem de Aécio Neves e do ex-governador de Minas Antonio Augusto Anastasia (PSDB).
Já o presidente estadual do PT, deputado federal Odair Cunha, avalia que o sucesso do PT no estado está relacionado a políticas públicas do Palácio do Planalto em Minas e ao fracasso do PSDB em não entregar o que prometeu aos mineiros em áreas como a saúde, educação e segurança. “Quando você diz que vai fazer e não faz, isso gera uma frustração muito grande na população”, afirma. Sobre os programas do governo federal para o estado, o parlamentar lembrou a entrega de caminhões-pipa, retroescavadeiras e motoniveladoras para municípios do estado dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)..