As oligarquias políticas continuam dando as cartas no Congresso Nacional. E na próxima legislatura elas estarão mais fortes ainda, principalmente na Câmara dos Deputados. Levantamento feito pela organização não governamental Transparência Brasil revela que quase a metade dos deputados que serão empossados em fevereiro tem parentes políticos. Segundo o estudo, 49% são netos, filhos, irmãos, sobrinhos ou casados com quem exerce ou já exerceu algum cargo eletivo. O percentual de parlamentares parentes de políticos ultrapassa o índice de renovação do Congresso, que foi de 43,5%, a maior desde 1998. No Senado, dos 81 parlamentares, 60%, ou seja, 49 senadores, também pertencem a tradicionais clãs da política. Dois deles são mineiros: Aécio Neves (PSD), neto do ex-presidente Tancredo Neves, e Zezé Perrella (SD), filho do ex-prefeito de São Gonçalo do Pará (MG), José Henriques Costa, e pai do deputado estadual Gustavo Perrella (SD).
O percentual de deputados federais com parentes também é alto entre as mulheres eleitas. Das 51 deputadas que tomarão posse em fevereiro, 55% têm algum tipo de relacionamento familiar com quem exerce ou já exerceu cargos eletivos. Em Minas, Brunielle Ferreira da Silva, 25 anos, conhecida como Brunny (PTC), é casada com o deputado estadual e empresário Hélio Gomes (PSD), que não se reelegeu, mas garantiu a vaga da mulher.
A única governadora eleita, Suely Campos (PP-RR), também é casada com um político. Ela é mulher do ex-deputado federal Neudo Campos e assumiu a vaga dele de candidato ao governo de Roraima depois da impugnação do seu registro com base na Lei da Ficha Limpa. Todas as sete vice-governadoras eleitas também nesse pleito têm parentes políticos. Cláudia Lelis (PMDB-TO) é casada com o deputado estadual Marcelo Lelis (PV-TO) e também substitui o marido depois que ele desistiu de concorrer devido à impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso de poder econômico nas eleições de 2012.
As relações de parentesco são maiores nos eleitos pelas regiões Nordeste (63%) e Norte (52%). No Rio Grande do Norte, onde a renovação chegou a 75%, todos os oito deputados federais da bancada têm parentes políticos. Na Paraíba, esse percentual é de 92% e no Piauí, 80%. O relatório completo com a relação de todos os eleitos e seus parentes pode ser acessado na internet no endereço www.excelencias.org.br, link Estudos e Relatórios.