Jornal Estado de Minas

Defesa de Duque diz que prisão foi decretada por 5 dias

Alexandre Lopes, advogado do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, afirmou nesta sexta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, que a prisão de Duque foi decretada em caráter temporário pelo período de cinco dias.
Duque foi preso pela manhã pela Polícia Federal, na Operação Lava Jato. "A prisão ocorreu no âmbito dos autos de pedido de busca e apreensão para colheita de provas", informou o advogado em nota oficial.

Segundo Lopes, a "prisão é injustificada e desproporcional". Ele argumenta que as provas já foram recolhidas e que Duque é aposentado da Petrobras e não trabalha mais na companhia. Além disso, diz que o ex-diretor da Petrobras tem endereço conhecido e se colocou à disposição de todos os órgãos envolvidos nas apurações da Operação Lava Jato.

O advogado informou ainda que não existe nenhuma ação penal ajuizada contra Duque e que, até o momento, ele não é acusado de nenhum crime. Duque foi citado pelo ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, em seu depoimento à Polícia Federal no regime de delação premiada, como tendo participado de um esquema de corrupção na estatal. "A prisão do Renato Duque é um constrangimento ilegal porque é injustificada e desnecessária. A regra é responder em liberdade", afirma Lopes..