O governador eleito de Minas, Fernando Pimentel (PT), começou o anuncio dos nomes para o secretariado do seu governo que terá início em janeiro do próximo ano. Nesta segunda-feira, após participar de um evento com delegados da Polícia Civil do estado, Pimentel revelou que o deputado Federal, Bernado Santana de Vasconcellos (PR), assumirá a Secretaria de Defesa Social.
O anúncio de hoje surpreendeu, inclusive, integrantes do partido de Fernando Pimentel que participavam do evento. Santana foi bastante aplaudido pela plateia do evento, realizado em uma churrascaria na Região Centro-Sul da capital. Ele, além de Pimentel, era um dos homenageados.
De acordo com a assessoria do PT de Minas, ainda não há um cronograma para o anúncio dos outros secretários. A expectativa é que isso seja feito até o final deste mês.
Entre os nomes cotados para o secretariado estão três deputados federais do PT: Miguel Corrêa Junior, para a Secretaria de Assuntos Metropolitanos; Odair Cunha, para a Secretaria de Governo; e Reginaldo Lopes, para a pasta da Educação. O nome do deputado estadual André Quintão (PT) é cotado para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese).
Para o cargo de secretário de Administração e Recursos Humanos, o cotado é o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB), que já exerceu o mesmo posto no governo Itamar Franco (1999/2002). Para o Planejamento, o nome mais indicado é do atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges. Nilmário Miranda também figura entre os possíveis nomes para a pasta dos Direitos Humanos. Ainda há a expectativa de que Pimentel reformule a estrutura de algumas das secretarias
Com informações de Bertha Maakaroun e Luiz Ribeiro