Carros e motos particulares rodando com combustível pago pela prefeitura em Ipiaçu, no Triângulo Mineiro.
Para o relator no TRE do processo contra o prefeito de Ipiauçu, desembargador Geraldo Augusto, a ação apresentou fortes provas da compra de combustível para veículos de moradores da cidade. Carros usados na campanha também teriam sido abastecidos com recursos públicos. O relator concluiu que a “conduta ilícita dos recorridos ocasionou abalo à moralidade das eleições e mostrou ser de extrema relevância jurídica”. Em relação a Jampruca, a Justiça Eleitoral reconheceu “o uso da máquina administrativa municipal por meio de concessão de gratificações a servidores da prefeitura em troca de pedido de voto”.
Em Ipiaçu, três chapas estão na disputa: Leandro Luís de Oliveira (PSD) e Fortunato Antunes de Oliveira (DEM), pela coligação Unidos por uma Ipiaçu melhor; Amilton Amaro Amorim (PR) e Dalyla Costa Amuy (SD), pela coligação Com a força do povo; e Cesar Aparecido de Lima e Regis de Araújo Tomaz (ambos do PTB).
Na cidade de Jampruca, disputarão o comando do Executivo municipal Mizael Cabral de Lira (PMDB) e José Eustáquio Dias Ferraz (PT), pela coligação Jampruca Voltada para o Futuro (PMDB-PT); e Geraldo Gomes da Silva e Maria de Fátima Mendes Oliveira, pela coligação Juntos por uma Jampruca Melhor (PRB-PP-DEM-PSDB). Cinquenta e dois mesários vão trabalhar em 13 seções eleitorais. Jampruca tem 4.030 eleitores. O prefeito cassado foi eleito com 50,27% dos votos.
País No Brasil, nove municípios terão eleições suplementares amanhã. Além de Ipiaçu e Jampruca, voltam às urnas para escolher prefeito e vice os eleitores de Indiana (SP), Americana (SP), Jumirim (SP), Bento de Abreu (SP), Água Doce do Norte (ES), Jundiaí do Sul (PR) e Bom Jesus de Goiás (GO).
História repetida
Dez municípios de Minas Gerais já realizaram eleições municipais extemporâneas por irregularidades no pleito de 2012, quando foram eleitos prefeitos e vereadores: Biquinhas, Cachoeira Dourada, Diamantina, São João do Paraíso, em abril de 2013; Santana de Cataguases, em setembro de 2013; Água Boa, Mathias Lobato, Montezuma e Santa Helena de Minas, em dezembro de 2013; e São Sebastião da Vargem Alegre, em abril de 2014.
.