São Paulo, 14 - O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou que a Controladoria vai processar os responsáveis pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, pela Petrobras. Em entrevista concedida ao Fantástico, o ministro revelou que o relatório concluído pela CGU na semana passada confirmou que houve prejuízo para a estatal e para o País na transação.
"O relatório está concluído, foi concluído essa semana, a Petrobras já se manifestou sobre ele. Infelizmente não podemos aceitar a maioria das justificativas, estamos confirmando que houve prejuízo e estamos abrindo os processos contra os responsáveis”, afirmou Hage ao Fantástico.
A conclusão da Controladoria é diferente da revelada pela CPMI da Petrobras no Congresso, que em relatório final divulgado na semana passada, afirmou que mesmo que tenha ocorrido pagamento de propina na compra da refinaria de Pasadena, tal compra ocorreu dentro dos parâmetros do mercado.
O ministro afirmou que o Brasil pode baixar os níveis de corrupção e ressaltou que a impunidade no País "começou a acabar". “A corrupção causa males em todos os níveis e em todos os tamanhos. Não importa que ela seja de bilhões ou que ela seja alguns milhares lá na ponta, em uma prefeitura onde nós costumamos fiscalizar", disse Hage. O ministro pediu demissão da CGU e deve deixar o cargo no dia 31 de dezembro.