Jornal Estado de Minas

Dilma anuncia mais sete nomes de ministros para novo mandato

O anúncio foi feito faltando três dias para a posse da presidente para o segundo governo. Os responsáveis pelas pastas assumem os cargos no dia 01 de janeiro

Marcelo Ernesto
- Foto: REUTERS/Joedson Alves

A presidente Dilma Rousseff anunciou mais sete nomes de ministros para as pastas em seu novo governo, a partir de janeiro de 2015. Em nota, divulgada pela secretária de Imprensa da Presidência, foram oficializados os nomes. Entre eles está o ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias (PT), para o Desenvolvimento Agrário; Antônio Carlos Rodrigues (PR), para o Transporte; Gilberto Occhi (PP), na Integração Nacional. Já Miguel Rossetto (PT) deixa o Desenvolvimento Agrário e assume a Secretaria Geral. Pepe Vargas (PT) volta ao governo para as Relações Institucionais. Ainda conforme o Planalto, nas Comunicações fica Ricardo Berzoini (PT) que deixará as Relações Institucionais e Carlos Gabas (PT) integrará a Previdência.

No texto, a presidente “agradece a dedicação dos ministros” Francisco Teixeira (Integração), Garibaldi Alves (Previdência Social), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Paulo Bernardo (Comunicações), Paulo Sérgio Passos (Transportes). Eles deixam o governo com o fim do primeiro mandato de Dilma.
Mantido o atual número de ministérios, ficam faltando mais 15 nomes para serem oficializados. Até o momento, 24 ministros já foram divulgados.

Pouco antes do Natal, a presidente já havia anunciado 13 novos para compor os ministérios. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) foi anunciado como o novo ministro de Minas e Energia, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) foi confirmada à frente da pasta da Agricultura e o deputado Hélder Barbalho (PMDB-PA), candidato derrotado ao governo do Pará, ficou com o Ministério de Aquicultura e Pesca. A pasta de Turismo seguirá sob comando de Vinícius Lages.

O deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP) será o novo ministro da Secretaria de Portos. Um dos principais auxiliares da presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), retorna à Esplanada dos Ministérios e assume a Defesa. Dilma também confirmou o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), à frente do Ministério da Educação (MEC). O atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), foi remanejado para a Ciência, Tecnologia e Inovação. Em seu lugar, assume o Esporte o deputado federal George Hilton (PRB-MG). O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tocará o Ministério das Cidades.

A lista de Dilma inclui ainda o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Valdir Simão na Controladoria-Geral da União (CGU) e a reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), Nilma Lino Gomes, para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. (Com Agência Estado).

Confira a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje novos nomes do seu ministério.

São eles:
Antonio Carlos Rodrigues (Transporte);
Gilberto Occhi (Integração);
Miguel Rossetto (Secretaria Geral);
Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário);
Pepe Vargas (Relações Institucionais).
Ricardo Berzoini (Comunicações);
Carlos Gabas (Previdência)

A presidenta agradeceu a dedicação dos ministros:
Francisco Teixeira (Integração),
Garibaldi Alves (Previdência Social)
Gilberto Carvalho (Secretaria Geral)
Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário),
Paulo Bernardo (Comunicações);
Paulo Sérgio Passos (Transportes),
Ricardo Berzoini (Relações Institucionais),

A posse dos novos ministros será realizada no dia 1º de janeiro.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República
.