Os trabalhos na BR-381, paralisados desde as vésperas do Natal por causa de recesso das construtoras, serão retomados hoje. No entanto, o ritmo da obra será mais lento nos dois primeiros meses de 2015. Os motivos são o período chuvoso, que atrapalha obras de terraplanagem, e o aumento no tráfego durante o período de férias.
Em dezembro, a Justiça Federal organizou encontros entre moradores que terão suas casas desapropriadas para a duplicação e representantes do Dnit.
O total executado até agora nas obras da rodovia ficou abaixo do previsto no cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Até o final de 2014, estavam previstos investimentos de R$ 213,5 milhões, R$ 85 milhões a mais do que foi gasto até dezembro – R$ 128.141.690,07. No entanto, o Dnit informou, por meio de nota, que já foram empenhados R$ 318 milhões, ou seja, o órgão já assegurou os recursos para o prosseguimento da obra.
O trecho que mais avançou até dezembro foi o do lote 3.2 – entre Jaguaraçu e Antonio Dias – onde mais da metade dos túneis entre os dois municípios foram concluídos. Segundo o Dnit, 51% das obras neste lote estão prontas. Outros quatro lotes, nos trechos entre Governador Valadares e Belo Oriente, Ipatinga e Jaguaraçu, Nova União e Itabira e Nova Era e Antonio Dias, tiveram execução entre 5% e 8%. No entanto, em seis lotes as máquinas ainda não começaram os trabalhos de duplicação.
Verba garantida
A promessa de uma gestão de austeridade no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) para equilibrar as contas do país e os cortes nos investimentos, já confirmados pela nova equipe econômica, acenderam o sinal amarelo para as empreiteiras e, principalmente, para os usuários da BR-381. No final do ano, houve atrasos no pagamento para algumas empreiteiras, mas nas últimas semanas a situação voltou a ser regularizada, com liberações de verbas para quitar obras entregues.
Segundo Cláudio Veras, nas últimas conversas com o Dnit a informação é de que o Palácio do Planalto garantiu que os cortes não atingirão o PAC.
A equipe técnica do Dnit responsável pelo acompanhamento das obras na BR-381 deve ser mantida em 2015, mesmo com a chegada do novo ministro Antonio Carlos Rodrigues (PR) na pasta dos Transportes, à qual o órgão está subordinado. “A mudança no ministério não deverá alterar o andamento das obras, uma vez que foram mantidas as equipes técnicas. A previsão de que alguns lotes sejam entregues em 2017 e os últimos até 2018 está mantida e esperamos que seja cumprida”, afirmou o consultor.
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