O político gaúcho foi internado no final de outubro e passou quase todo o mês de novembro em coma. Depois reagiu, mas até então permanecia na UTI. Pablo, um dos filhos de Mendes Ribeiro, disse que a força do pai impressiona tanto os familiares como os médicos.
"Ele não desiste, tem uma vontade de viver impressionante. A gente compara o caso dele com o de José Alencar", afirmou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, lembrando o ex-vice-presidente da República (1931-2011) que travou uma batalha contra um câncer por muitos anos.
De acordo com Pablo, Mendes Ribeiro tem dificuldades de se comunicar, mas apresenta momentos de lucidez. Ele não realiza nenhum tratamento para controlar a doença e a prioridade é manter seu quadro estável e proporcionar o máximo de qualidade de vida junto à família.
Mendes Ribeiro luta contra um câncer no cérebro desde 2007. Em março de 2013, com o agravamento de sua condição clínica, deixou o Ministério da Agricultura para cuidar da saúde - estava no cargo desde agosto de 2011.
Na época, voltou ao Congresso Nacional, mas meses depois entrou com pedido de aposentadoria por invalidez, deixando o posto de deputado federal em maio de 2014..