Os trabalhos de ampliação e modernização do metrô de Belo Horizonte foram apontados por Fernando Pimentel (PT) como prioritários para o estado em reunião nesta quinta-feira com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Segundo a pasta, na reunião de hoje foram traçadas as “linhas gerais para dar continuidade às parcerias administrativas entre União e o estado”.
No encontro, realizado na Cidade Administrativa e que também contou com a presença do secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Dário Rais Lopes, Pimentel e Kassab marcaram para fevereiro uma reunião com a participação das equipes técnicas responsáveis pelos projetos. “Nossa intenção é garantir a continuidade dos projetos em andamento, destravar ações que não estejam no ritmo adequado e reavaliar prioridades, se necessário”, disse o ministro.
A novela envolvendo o metrô da capital resultou em um verdadeiro “cabo de guerra” entre a última administração estadual e o governo federal. A presidente Dilma chegou a anunciar a liberação de cerca de R$ 3 bilhões para a construção das linhas dois, do Barreiro a Santa Tereza, e três, que liga a Savassi à Pampulha. Problemas com o projeto enviado pelo Governo de Minas foi um dos motivos alegados para justificar o atraso. O material chegou a ser enviado à Caixa Econômica Federal, mas o banco pediu detalhamento das informações.
Com informações de Marcelo da Fonseca