Pestana retira candidatura à liderança do PSDB e abre espaço para Sampaio

- Foto:

O presidente do PSDB-MG, deputado Marcus Pestana, retirou na tarde desta sexta-feira, 30, sua candidatura à liderança do partido na Câmara dos Deputados e abriu o caminho para que o paulista Carlos Sampaio seja escolhido pela bancada. Em uma carta enviada a "Carlão", Pestana justificou sua ausência na reunião de escolha do novo líder e prometeu apoio ao correligionário.

"Peço a você (Sampaio) que comunique, na impossibilidade involuntária da minha presença, a todos os parceiros da valorosa e renovada bancada tucana, a retirada de minha candidatura e o meu entusiasmado e convicto apoio à sua candidatura à liderança de nossa bancada!", escreveu.

O mineiro lamentou não participar da discussão na reunião que deve formalizar Carlos Sampaio e argumentou que nenhum critério deve ser absoluto na escolha da liderança. Pestana admitiu ter enviado cartas a cada deputado do PSDB se colocando à disposição para ser o líder da bancada, mas disse que não trabalhou por sua escolha. "Não fiz campanha porque não achei cabível num grupo pequeno, qualificado e homogêneo de 54 deputados", argumentou.

O nome de Carlos Sampaio ganhou muita força no início da semana depois de ser indicado pela bancada paulista, a maior do PSDB. Apesar do favoritismo de Sampaio, a disputa entre paulistas e mineiros durou até a tarde de hoje. "Reconheço que a construção da unidade paulista em torno de um amigo tão querido, experiente combativo e eficaz, que se soma ao espetacular desempenho do PSDB nas últimas eleições em São Paulo, constrói bases sólidas para sua eleição como líder do PSDB em 2015."

A disputa entre as bancadas dos dois Estados repete a rivalidade dentro do PSDB nos últimos anos. Geraldo Alckmin e Aécio Neves são os nomes mais cotados para a disputa da Presidência em 2018..