O Partido Progressista (PP) fechou apoio à candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara dos Deputados. Em eleição interna, a maioria da bancada do partido votou pela adesão ao bloco de apoio ao peemedebista.
O PP terá 38 cadeiras na Câmara, sendo que 30 deputados participaram da votação hoje. Após 20 votos contabilizados a favor de Cunha, a contagem parou. O partido não divulgou até o momento quantos parlamentares votaram a favor da adesão ao bloco do petista Arlindo Chinaglia (SP). O deputado federal Paulo Maluf (SP) é um dos integrantes da sigla que declarou voto no petista.
O Planalto trabalha fortemente pela condução de Chinaglia à presidência da Casa. O líder do PP, deputado Eduardo da Fonte (PE), diz não temer retaliações por parte do governo. "É um processo democrático", afirmou, ao anunciar o resultado da votação interna.
Resta apenas o anúncio de apoio do PR, que caminha para acordo com Chinaglia após pressão do Planlato. Também é esperado para o início desta noite um novo posicionamento do PRB, que declarou apoio a Cunha mas ameaça reverter a posição..