Os 77 deputados de Minas Gerais tomaram posse neste domingo para um mandato de quatro anos e participaram da escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A votação aberta acabou se tornando uma formalidade, já que houve apenas uma candidatura. Os parlamentares só tiveram a opção de votar 'sim' ou em branco. O deputado Adalclever Lopes (PMDB) foi eleito presidente da mesa por unanimidade para o próximo biênio (2015-2017).
Na sequência, foram eleitos os deputado Hely Tarqüínio e Lafayette de Andrada para os cargos de 1°-vice-presidente e 2º-vice-presidente, respectivamente. Também foram aprovados os nomes dos deputados Braulio Braz, para a 3ª-vice-presidência da ALMG, e Ulysses Gomes, para 1º-secretário. O deputado Alencar da Silveira Jr. foi eleito para o cargo de 2º-secretário e o deputado Doutor Wilson Batista para 3º-secretário
Responsável pela direção dos trabalhos da ALMG, à Mesa da Assembleia compete, principalmente, aprovar a proposta do orçamento anual das administrações direta e indireta da ALMG, definir limites e competências para ordenar despesas e autorizar a celebração de contratos, assim como orientar os serviços administrativos da Casa. O mandato dos membros da Mesa é de dois anos.
A solenidade de eleição da Mesa da Assembleia foi feita por meio de votação aberta pela primeira vez.
Posse
Após a leitura e a assinatura do compromisso de posse, cada parlamentar eleito em 2014 e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) foi chamado individualmente pelo 1º-secretário Paulo Guedes para assinar o termo de posse e prestar o juramento constitucional. Depois dessa etapa, o presidente declarou todos os parlamentares empossados e anunciou a instalação oficial da 18ª Legislatura e de sua primeira sessão legislativa ordinária (cada um dos quatro anos da legislatura).
Acompanhada por centenas de pessoas na ALMG, a solenidade contou com a presença do vice-governador Antônio Andrade (PMDB), do 1º-vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Fernando Caldeira Brant, e de diversas autoridades estaduais e municipais, além dos familiares dos parlamentares.
A reunião foi presidida pelo deputado Hely Tarqüínio, que convidou os deputados Paulo Guedes (PT) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) para atuarem como 1º e 2º-secretários, respectivamente. Em seguida, houve a entrada das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais, conduzidas por cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e a execução do Hino Nacional pela cantora Titane, acompanhada pelo violonista Rogério Delayon.
.