Brasília – A presidente Dilma Rousseff decidiu ontem fazer a primeira troca ministerial do seu segundo mandato.
O ministro Marcelo Néri, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), deixará o cargo. Em seu lugar, assumirá Mangabeira Unger, ex-ministro da pasta. A informação foi divulgada à noite pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann. Ele não deu mais detalhes sobre a troca de comando na pasta. No mês passado, Néri representou o Brasil ao lado do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
“A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Mangabeira Unger para assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos em substituição ao ministro Marcelo Neri. A presidente agradeceu a competência, dedicação e a lealdade do ministro Neri”, diz nota oficial divulgada por Traumann. A posse acontecerá na quinta- feira, às 10h.
Mangabeira Unger foi o primeiro ministro da SAE.
Ele assumiu a secretaria em 2007, quando ela ainda se chamava Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, e permaneceu no cargo até 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entrou em 2013 para a lista de intelectuais do ano da revista britânica Prospect. Desde 1971, Unger é professor da Universidade Harvard, nos EUA. Ele interrompeu seu período na academia para assumir o cargo e retornou assim que saiu do governo. Unger é filiado ao PMDB.
Dilma conversou com Neri na tarde de ontem, embora a reunião não estivesse registrada na agenda oficial da presidente e nem na do ministro. Neri estava na SAE desde 2013 e foi confirmado na pasta durante a reforma ministerial que a petista fez no fim de 2014 para compor seu segundo governo.
A SAE é responsável por assessorar diretamente o presidente da República no planejamento nacional e na formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional. A secretaria é responsável pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)..