Em sua primeira visita ao Norte de Minas depois de eleito, o governador Fernando Pimentel (PT) prometeu nesta quarta-feira, em Montes Claros, "tirar do papel" obras e barragens previstas para a região. Pimentel esteve na cidade para dar posse ao secretário de Estado do Desenvolvimento Integrado dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedivan), deputado Paulo Guedes (PT). O governador também participou da posse do presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), César Emílio Lopes Oliveira (PT).
No Norte de Minas, além de obras sem execução, três barragens estão paralisadas - Berizal, Jequitinhonha e Congonhas. Apesar da promessa, Pimentel pediu paciência às lideranças e políticos da região. De acordo com o governador, as inciativas para minimizar a seca no estado não serão realizadas da noite para o dia. "Vamos assumir essa questão e vamos resolver. Mas nada será feito como em um passe de mágica. Vim aqui (Montes Claros) e quero pedir a ajuda de todos", enfatizou.
Crise hídrica
O governador voltou a comentar a críse hídrica que assola prtaticamente todo o estado - com alguns municípios já vivendo racionamentos e outros em estado de alerta. Pimentel pediu para que "todos os cidadãos" se empenhem em ajudar a economizar água até que obras emergenciais, de médio e longo prazo possam ajudar a reverter a perspectiva de desabastecimento de água nas cidades mineiras.
Pimentel foi a Montes Claros acompanhado também dos secretários de Estado Odair Cunha (Governo) e Helvécio Magalhães (Planejamento). Também compareceu à solenidade, na sede da Sociedade Rural de Montes Claros, o empresário Josué Gomes da Silva (PMDB), que concorreu ao Senado em outubro passado e perdeu para o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB).