Porto (Portugal) - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, visitou nesta quinta-feiraos centros de pesquisa do CEIIA (Centro de Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) nas cidades de Matosinhos e Maia, na região do Porto, norte de Portugal. Acompanhado pelo presidente da Cemig, Mauro Borges, o governador conheceu os projetos Mobi.me, sistema de gestão e monitoramento de frotas de veículos em tempo real, e o de desenvolvimento de um drone de vistoria de redes elétricas.
"Essa tecnologia permite o controle de grandes frotas, como a das polícias Militar e Civil, dos Bombeiros e do SAMU", disse Pimentel. O CEIIA opera projetos pilotos nas cidades de Curitiba, Brasília, Foz do Iguaçu e Campinas, onde é feito o monitoramento de frotas de carros elétricos. O centro de pesquisa português trabalha no desenvolvimento de veículos movidos exclusivamente a energia elétrica (os modelos em circulação são híbridos, utilizando outro combustível além da energia elétrica). "Não temos produtos que façam concorrência aos meios de transporte que existem, mas desenvolvemos tecnologia para integrá-los", afirmou José Rui Felizardo, presidente da comissão executiva do CEIIA.
A utilização dos drones no serviço de manutenção de redes elétricas otimiza o trabalho que hoje é feito por equipes que percorrem por terra grandes extensões das redes. O equipamento, que faz voos programados de até uma hora e meia, faz essa vistoria, permitindo a identificação exata do local onde deve ser feito o reparo. As equipes são enviadas somente a esses pontos. Os drones são movidos a gasolina e voam a uma velocidades de 40km/h.
Parceria com Brasil
Além das parceiras nas áreas de monitoramento de frotas e desenvolvimento de veículos elétricos, o CEIIA é parceiro da Embraer no desenvolvimento do avião KC 390, cujo voo teste foi realizado em São Paulo no último dia 3 de fevereiro. Desenvolvido a pedido da Força Aérea Brasileira, o KC 390 é o primeiro avião projetado e produzido no Brasil.
Com Agência Minas