A presidente, que acabou de voltar do Uruguai, onde participou, neste domingo (1º), da posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, fará percurso inaugural. Com 1.480 metros de extensão, o túnel tem capacidade de fluxo para 55 mil veículos por dia.
Paes brincou dizendo que a Justiça Eleitoral ainda não está fiscalizando antes de afirmar, em seu discurso, que seu candidato a prefeito da cidade é o secretário Executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, também do PMDB. Além disso, ressaltou que o Rio está realizando sonhos de 40, 50 anos, citando o projeto do Porto Maravilha, que foi feito um trabalho de parceria. "Aqui não está só a história do Rio. Está a história do Brasil. Se não fosse a parceria, não teríamos trazido as Olimpíadas para cá, que está sendo inspiradora para essa cidade superar desafios que há muito tempo não vencia", destacou Paes.
Depois do prefeito, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) fez um breve discurso. Ele elogiou a presidente Dilma e o prefeito, além de agradecer as empreiteiras responsáveis pela obra.
O Túnel Rio 450 integra a Via Binário do Porto ao centro da capital fluminense. A entrega da obra faz parte das comemorações pelo aniversário de 450 anos da cidade. A partir das 18 horas, Dilma participará de outra solenidade para comemorar a data, também no Rio de Janeiro..