(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da Assembleia Legislativa de Minas cria colegiado para pôr fim a brigas


postado em 26/03/2015 06:00 / atualizado em 26/03/2015 07:41

A disputa pela paternidade de temas entre os presidentes de comissões na Assembleia levou o presidente da Casa, Adalclever Lopes (PMDB), a criar um colegiado para decidir os conflitos de competência. Diante dos desentendimentos entre os parlamentares, caberá a uma câmara julgadora dar a palavra final sobre o que prevê o regimento interno da Casa. O grupo também decidirá sobre a criação de frentes parlamentares.

O estopim foi uma briga entre os deputados Duarte Bechir (PSD) e Fred Costa (PEN) por causa de uma audiência pública feita na terça-feira para discutir questões referentes a portadores de necessidades especiais. Costa preside a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e Bechir a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Também já houve divergências entre outras comissões, como a de Direitos Humanos e a de Segurança Pública, mas os casos foram resolvidos. “Não cabe à comissão dele (Fred Costa) discutir deficientes, embora eles morem nos municípios, e ele nem sequer teve o cuidado de me convidar a comissão pertinente no requerimento que fez”, reclamou Bechir, que fez um requerimento à Mesa para que se posicionasse sobre o assunto.

Costa, que já esteve envolvido em outra confusão com os colegas no início da legislatura – ele colocou funcionários na fila do protocolo em meados de janeiro para garantir a autoria de mais de 800 projetos de quem não foi reeleito – rebateu o colega. “O tema é mais relevante do que a preocupação de ter sido ou não convidado. Ele foi avisado em um comunicado ao gabinete, se quisesse estar presente poderia e deveria ter ido”, afirmou. O deputado mostrou que deve dar trabalho às comissões julgadoras já que, para ele, a Comissão de Assuntos Municipais abrange todas as matérias. “O interesse social está acima de qualquer vaidade parlamentar.”

Em deliberação publicada hoje, Adalclever cria o colégio de presidentes, que terá câmaras julgadoras para decidir com qual comissão fica determinada audiência. Farão parte dele, além do peemedebista, os presidentes de comissões. Uma das atribuições é julgar recursos nos casos dos conflitos de competências apontados pelos parlamentares.

Os deputados devem votar hoje o orçamento do estado para 2015. Apesar de os embates em plenário continuarem acirrados, base e oposição fecharam acordo para decidir sobre a versão enviada pelo governo, prevendo um deficit de R$ 7 bilhões para o estado este ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)