O governo de Minas lançou nesta segunda-feira um portal onde estão disponíveis os dados da consultoria realizada no estado. No endereço eletrônico a prestação de contas está divida em 10 tópicos e está apresentada através de relatórios, infográficos e tabelas. “ Dentro de cada seção, há um texto explicativo que descreve a verdadeira situação encontrada pela atual gestão em cada grande área. Tabelas e infográficos ajudam na leitura e no entendimento das informações”, explica o governo estadual.
Os dados são os mesmos que foram apresentados em coletiva pelo governador Fernando Pimentel e pelo secretário da Fazenda, José Afonso Bicalho; secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães e Murilo Valadares, responsável pela pasta de Transporte e Obras Públicas. Segundo Pimentel, o déficit de mais de R$ 7 bilhões previsto para contas públicas este ano é o resultado de um problema crescente no estado. "O que o estado tem a oferecer é um déficit. Ele não caiu do céu. Vem sendo construído. Não estamos falando de um governo que ficou três meses, seis meses. Estamos falando de um governo que ficou aí anos", observou o governador. Ap todo, segundo ele, 500 obras estão paradas atualmente.
Fernando Pimentel afirmou que a situação do estado é “crítica”. Ele disse que a divulgação dos dados, feitas nesta tarde, não tem caráter político. Mas afirmou que recebeu a casa “desarrumada” e que precisará “ser transparente” para recuperar a capacidade de gerenciamento do estado. “Não é uma disputa política, não tem nenhum outro objetivo a não ser cumprir com os compromissos assumidos com Minas. A situação é grave e crítica do ponto de vista orçamentário, financeiro e de gerenciamento”, enfatizou.