O prefeito Marcio Lacerda (PSB) foi eleito, nesta quarta-feira, o novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Lacerda ficará à frente da entidade pelos próximos dois anos. Hoje mais cedo, já como representante da FNP, ele se encontrou com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, para tratar de demandas dos muncípios de todo o país. Entre as reivindicações e pontos defendidos pela FNP, destacam-se medidas que garantam o equilíbrio fiscal entre as esferas administrativas, o aprimoramento do pacto federativo e fortalecimento do municipalismo e ações na área da mobilidade urbana.
Além do prefeito de Belo Horizonte, a Frente foi representada na reunião por mais onze gestores municipais, entre eles os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, e de Porto Alegre, José Fortunati, que presidia a FNP.
Na reunião com os prefeitos, Dilma avisou que o contingenciamento do orçamento "será grande". Destacou, ainda, que o governo fará "um grande esforço para fazer a inflação de volta ao centro da meta". Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa; e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, acompanharam a reunião.
Na saída da conversa, Lacerda destacou que a presidente disse que este será um ano de "vacas magras", mas reforçou a disposição do governo de buscar o centro da meta na inflação.