"Não vou falar disso aqui não. Se eu falar de outro assunto, não sai notícia nenhuma sobre isso aqui", disse Patrus, se referindo ao 3° Festival Nacional da Juventude Rural, ao deixar o evento.
Na semana passada, em discurso a aliados, Carlos Lupi, cujo partido compõe a base aliada do governo desde que o Lula chegou ao poder, disse que o modelo do PT "esgotou-se". "O PT exauriu-se, esgotou-se. Olha o caso da Petrobrás. A gente não acha que o PT inventou a corrupção, mas roubaram demais. Exageraram. O projeto deles virou projeto de poder pelo poder".
O ministro Pepe Vargas também não quis comentar, mas diferentemente de Rossetto, disse não ter visto Lupi dizer que o PT "exagerou" na corrupção.
Perguntado, Pepe ainda disse que não sabia se a presidente Dilma Rousseff fará um pronunciamento na TV no dia 1° de maio. "Isso você tem que perguntar para ela". O ultimo pronunciamento da presidente, no dia internacional da mulher, foi recebido com panelaço em varias cidades do Brasil. O episódio foi considerado preocupante por petistas e agravou a crise de popularidade da presidente.
Outro ministro, Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência, também esteve no encontro de jovens, mas saiu apressado e não quis falar com a imprensa. Ele se encontraria em seguida com a presidente Dilma Rousseff. Os três ministros presentes no evento passaram pelo ministério do Desenvolvimento Agrário. Patrus, atual chefe da pasta e único a discursar, foi muito aplaudido.
Antes dele, falaram lideranças dos trabalhadores rurais que reivindicaram, entre outras coisas, reforma agrária, manutenção da maioridade penal e se manifestaram contra o projeto de lei da terceirização. A reforma política via constituinte exclusiva foi outro pleito repetido por oradores..