Os requerimentos, feitos em 2011, solicitavam a investigação de uma fornecedora da estatal, a Mitsui, e, segundo o doleiro Alberto Youssef, serviriam para pressionar a empresa a pagar propina. O peemedebista nega ser autor dos requerimentos e diz que Solange - hoje prefeita de Rio Bonito (RJ) - pode ter usado um computador de seu gabinete para fazer as propostas.
Kroll
No começo da sessão, destinada hoje a ouvir cinco técnicos da Petrobras, os deputados Eliziane Gama (PPS-MA) e Ivan Valente questionaram os termos do contrato de mais de R$ 1 milhão com a consultoria Kroll. Os parlamentares reclamaram que o contrato prevê que só um pequeno grupo terá acesso aos nomes dos investigados e não todos os membros da CPI, sob pretexto de manter o sigilo das informações.
"A CPI está fechada em um núcleo duro que decide quem será investigado", protestou Valente. A multinacional foi contratada para investigar crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas relacionados aos desvios na estatal. Os parlamentares querem rediscutir as cláusulas do contrato. O documento não foi divulgado à imprensa..