Na loja da Apple, a App Store, um texto explica ao usuário que "em algumas culturas, bater panelas ou 'panelaço' faz parte da forma de expressão popular. Esse app permite a você levar a possibilidade de exercer esse forma de se expressar a pequenos lugares ou recintos, como salas e auditórios, com a mesma intensidade, mas sem a necessidade de elementos físicos."
Origem do panelaço
No começo da década de 1970 o Chile vivia uma intensa polarização política. O governo de unidade popular de Salvador Allende, recém-eleito, passava por uma grave crise e o Partido Socialista, com forte apoio das massas trabalhadoras, operários do setor de mineração em especial, tinha desafios gigantescos para superar essa situação. A oposição convocou as mulheres para sairem às ruas com as panelas vazias e outros utensílios domésticos para evitar confrontos físicos com os sindicalistas e outros grupos pró-Allende.
A estratégia da oposição chilena deu resultados. As mulheres nas ruas não eram combatidas fisicamente e nem com truculência, o que infelizmente era comum quando a manifestação não se caracterizava por gênero. Ao usarem os utensílios domésticos elas tentavam alertar para o alto custo do alimentos atraindo a simpatia de muitas mães e donas de casa.