Brasília - De passagem por Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta quinta-feira com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os dois devem almoçar juntos na residência oficial do Senado. O encontro ocorre num momento de desgaste na relação entre o peemedebista e a presidente Dilma Rousseff.
O encontro de Lula e Renan também acontece cinco dias antes da votação no plenário do Senado da indicação do jurista Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF). A votação prevista para a próxima terça-feira será secreta. Fachin teve o nome aprovado na terça-feira, 12, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado por 20 votos a favor e 7 contra. Renan tem dito que age com "total neutralidade" em relação à indicação de Fachin. O receio por parte do governo, no entanto, é que, diante do desgaste com o Palácio do Planalto, o peemedebista esteja trabalhando nos bastidores contra o nome escolhido por Dilma.
A relação entre Renan e a presidente se desgastou mais também após o nome do senador aparecer na lista dos políticos investigados por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.