O levantamento feito pela CGU aponta que o estado cumpriu parcialmente quesitos como respeito ao prazo de resposta para as demandas e acertividade no retorno ao que foi solicitado. Quanto a isso, o governo de Minas informa que o portal da transparência está sendo reformulado para melhor o acesso e a disponibilidade de informações, juntamente com outras medidas. “Até o mês de julho, a Controladoria irá implantar um sistema eletrônico para automatizar os pedidos de Lei de Acesso à Informação - até então, a gestão do cumprimento da lei de acesso à informação é feita por e-mail - e produzir informações que permitam um melhor monitoramento de seu cumprimento”, informou em nota.
Outra falha no cumprimento também listada pela controladoria da União é a falta de atendimento presencial para as demandas dos cidadãos. Nesse aspecto o estado levou bomba e foi considerado como quesito “não cumprido”.
Entre as medidas informadas pelo estado para melhorar o posicionamento está também a avaliação qualitativa dos atendimentos e a “reformulação na tramitação”. “Está também sendo desenvolvida uma política que permita conscientizar e capacitar servidores dos diversos órgãos e entidades do Estado sobre a importância da transparência e do acesso à informação.”.
Belo Horizonte também não teve bom desempenho no levantamento da CGU. A cidade ficou na 9ª posição entre as capitais e na 19º quando comparada com outros municípios. BH ficou atrás de outras de São Paulo (1ª) e Curitiba (6ª), mas também de localidades bem menores, como São José do Sabugi, na Paraíba, que ficou na 12º posição e tem pouco mais de quatro mil habitantes.
No caso de Belo Horizonte, a Controladoria-Geral da União considerou que a cidade ainda peca nos mesmos quesitos que o estado. Foram atendidos parcialmente os prazos para envio das respostas e sobre o conteúdo solicitado. Apesar disso, a capital é a única cidade de Minas entre os 20 municípios. .