O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou sua conta no Twitter na noite desta terça-feira para criticar os parlamentares. A queixa de Barbosa é sobre a proposta de emenda à Constituição que cria mandato para os ministros do STF. “Não satisfeitos com o foro privilegiado, agora os parlamentares querem ter a prerrogativa de ‘nomear’ juízes para os tribunais”, disse. No início do mês passado, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), criou uma comissão especial para discutir uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto.
A proposta estabelece prazo de 11 anos para a permanência no cargo. Outro medida é a retirada da exclusividade do Planalto para indicar os nomes para a Corte. “Nomeação de juízes por parlamentares: se isso vier a acontecer, será um desastre para o Brasil. Por que?”, reclamou nas redes sociais.
Segundo Barbosa, a medida pode comprometer a qualidade do Judiciário. “Não raro, quando têm a prerrogativa de indicar ou nomear, os parlamentares escolhem ex-colegas, amigos, estafetas, lacaios. Queremos isso?”, afirmou.