Kassab vem a BH discutir metrô e se reúne com Pimentel e Lacerda

O ministro das Cidades primeiramente se encontrará com o governador e depois com o prefeito da capital

Marcelo Ernesto
- Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press

A discussão de obras importantes para o estado de Minas Gerais e para a capital estará na pauta de reunião do governador Fernando Pimentel (PT) e do prefeito Marcio Lacerda (PSB) com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Primeiro o ministro se reúne com Pimentel, no início da tarde no Palácio da Liberdade, e depois tem agenda com Lacerda, na sede da prefeitura.

De acordo com o Ministério das Cidades, além da pauta sobre ampliação e modernização do transporte sobre trilhos de BH, o ministro irá “debater com os movimentos sociais sobre demandas e temas locais de desenvolvimento urbano para a região”. Desde que assumiu a pasta, no inicio deste ano, Gilberto Kassab tem se encontrado com governadores e prefeitos das capitais para tratar das demandas de cada estado e cidade.

Ainda em janeiro, o governador Fernando Pimentel se reuniu, na Cidade Administrativa, com Gilberto Kassab. Na oportunidade, os trabalhos de ampliação e modernização do metrô de Belo Horizonte foram apontados por Pimentel como prioritários para o estado. Na época, segundo a pasta, foram traçadas as “linhas gerais para dar continuidade às parcerias administrativas entre União e o estado”.

Na semana passada, o secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Lopes, durante encontro com especialistas e gestores do transporte público em Belo Horizonte, que o Ministério das Cidades vai assegurar R$ 1,75 bilhão para as obras do metrô da capital mineira.
Até o início do segundo semestre será preciso definir o modelo de financiamento para a obra, incluindo quanto de recursos cada ente da federação – governo federal, estadual e municipal – ficará responsável em investir na obra. .