O governador Fernando Pimentel (PT) deu o pontapé inicial nesta quinta-feira no trabalho dos fóruns regionais, lançados por ele na última terça-feira. Hoje ele presidiu a instalação do primeiro grupo de trabalho em Montes Claros, na área do Terrítório Norte. Pimentel reforçou a ideia de que as prioridades que forem definidas não ficarão apenas no papel. “Governava-se da capital para cá, para o Norte, o Nordeste, o Triângulo, a Zona da Mata. A capital tomava decisões que afetavam todas as regiões. Agora, as decisões passarão pelas regiões”, afirmou.
Pimentel fez questão de ressaltar que o estado ainda enfrenta dificuldades orçamentárias, mas que os seis primeiros meses deste ano foram usados para tentar “por ordem na casa”. “Tenho certeza que esse modelo de desenvolvimento regional dará certo.
Participaram do evento em Montes Claros prefeitos, vereadores, dirigentes de órgãos públicos e representantes de movimentos sociais. Pimentel assinou ainda as ordens de serviço para execução de obras de combate à estiagem prolongada no Norte de Minas. Os investimentos somam R$ 58,5 milhões. Ele autorizou a instalação de 92 sistemas coletivos de abastecimento de água e a complementação das obras da barragem de Viamão, no município de Mato Verde. Orçada em R$ 48 milhões, a obra é executada em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Prevenção/Seca).
Depois de passar hoje por Montes Claros, no Norte de Minas, nesta sexta-feira, a comitiva estadual vai a Araxá, no Triângulo Mineiro. .