O ex-presidente Lula rompeu o silêncio e fez duras críticas a presidente Dilma Rousseff (PT). A conversa sem meias palavras ocorreu no auditório Instituto Lula para uma plateia de religiosos. No encontro, ele teria dito que Dilma seria a culpada pelo momento difícil que passa o partido. “Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto. Todos estão numa situação muito ruim. E olha que o PT ainda é o melhor partido. Estamos perdendo para nós mesmos”, disse o petista. O encontro com o grupo de religiosos faz parte de uma estratégia do PT de se aproximar de sua base social.
Entre as críticas pessoais a figura de Dilma, Lula disse que a presidente tem dificuldade de ouvir os conselhos.Ele teria aconselhado ela a viajar mais, e não temer as possíveis vaias. Lula ainda se queixou ao grupo de religiosos sobre a quantidade de más notícias dadas pelo governo a população, principalmente, no início do segundo mandato de Dilma.
O ex-presidente ainda disse aos religiosos que não acredita na existência do mensalão e que o partido errou ao tentar tratar o caso como questão jurídica. Por fim, o petista ainda disse que a sociedade vive “certo mau humor”, o que gerado ofensas aos integrantes da legenda e ate brigas dentro das famílias, por causa de questões partidárias.