O telefonema de Biden à presidente foi feito ontem.
Dilma deve chegar no final da tarde deste Sábado aos Estados Unidos, onde cumprirá uma agenda intensa de compromissos em Nova York, Washington e em São Francisco.
Na capital norte-americana, a presidente participará na próxima Segunda-feira de jantar oferecido pelo presidente Barack Obama na Casa Branca. Na terça-feira pela manhã, os dois presidentes realizam uma reunião de trabalho e fazem depois uma declaração à imprensa. À tarde, Dilma almoça com Biden na sede do Departamento de Estado dos EUA.
No telefonema, Dilma também reiterou seus sentimentos de "pesar e sua solidariedade pelo falecimento do filho do Vice-Presidente, Beau Biden". Beau morreu no mês passado, vítima de um tumor cerebral.
Potencial
Em uma nota mais detalhada que a do Planalto, a Casa Branca informou nesta quinta-feira que o convite da viagem aos Estados Unidos reflete o compromisso de realizar o "enorme potencial da parceria" entre Estados Unidos e Brasil. Biden também parabenizou a presidente pela sua liderança em construir uma abrangente agenda de cooperação em uma série de questões, como defesa, comércio, educação, ciência e tecnologia.
Biden enfatizou, ainda, a importância de trabalhar com o Brasil e outros parceiros para produzir um robusto acordo na cúpula climática de Paris.
De acordo com o subsecretário-geral Político 1 do Itamaraty, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos, Brasil e Estados Unidos deverão fazer uma "importante declaração" sobre a questão do clima na próxima semana.