(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nos EUA, Dilma evita comentar doações


postado em 29/06/2015 06:00 / atualizado em 29/06/2015 08:32

A presidente Dilma Rousseff começou oficialmente ontem sua viagem aos Estados Unidos com uma reunião com empresários brasileiros e sem comentar a mais recente denúncia da Operação Lava-Jato, de que sua campanha teria recebido, em 2014, doações ilegais da UTC, uma das empreiteiras investigadas. Dilma desembarcou em Nova York na noite de sábado e, na chegada ao hotel, ignorou uma pergunta da imprensa sobre o assunto e disse apenas que tinha uma expectativa “muito boa” para a visita e as reuniões com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Fazem parte da delegação 25 empresários que têm relações comerciais com os EUA, entre eles Carlos Fadigas, presidente da Brasken, cujos maiores acionistas são Petrobras e Odebrecht, investigadas na Lava-Jato. Para o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, as investigações de corrupção não são um empecilho para o fechamento de novos negócios, já que elas podem ser apresentadas como um aspecto positivo. “O importante é que há um ambiente institucional maduro.”

Internado às pressas na sexta-feira à noite com diagnóstico de embolia pulmonar, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou aos EUA a tempo de participar da reunião de Dilma com empresários. Ele afirmou estar se sentindo bem e negou ter desobedecido as ordens médicas.

Os laços entre o Brasil e os EUA foram abalados em 2013 depois da revelação de que a agência de espionagem americana monitorou comunicações de Dilma e de seus ministros. Na época, em protesto, a presidente chegou a cancelar uma visita já agendada à terra de Obama. Hoje, Dilma terá uma nova rodada de encontros com empresários e investidores em Nova York. Em seguida, embarca para Washington, onde será recebida com um jantar no Salão Azul da Casa Branca, oferecido pelo presidente dos EUA. Amanhã, os dois presidentes terão reunião de trabalho.

Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)