Estudantes fazem protesto na Esplanada contra redução da maioridade penal

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993 será votada na tarde desta terça-feira

Bethânia Nunes
De acordo com a Polícia Militar, o protesto atraiu aproximadamente 350 pessoas - Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press

Estudantes de todo o país e organizadores de movimentos estudantis se reuniram nesta terça-feira, na Esplanada dos Ministérios, em um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993, que prevê a redução da maioridade penal. O movimento, que teve início no Museu Nacional e chegou ao espelho d'água do Congresso Nacional, atrai aproximadamente 350 pessoas, de acordo com a Polícia Militar.

Alguns jovens de movimentos como União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) acamparam na Esplanada com o intuito de fazer o protesto antes da votação da PEC, na Câmara dos Deputados, marcada para a tarde desta terça-feira.

Antes do protesto, a presidente da UBES, Bárbara Melo, afirmou que o movimento pretendia mobilizar cerca de quarenta escolas e universidades de Brasília para o ato. "Estudantes de Santa Catarina, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro e São Paulo estão vindo participar. Esperamos mais de cinco mil pessoas aqui. Queremos mostrar que menos cadeias e mais educação é a solução”.

O grupo chegou a ocupar todas as faixas do Eixo Monumental, no sentido do Congresso Nacional - Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press.